Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Uma Paixão Chamada Livros, 34/40.

Dia Trinta e Quatro

 

imagem desafio livros.jpg

 

 A importância da capa do livro...

 

Mentiria se escrevesse o oposto: a capa de um livro, para mim, é importante. Não sendo fundamental, a verdade é que, por vezes, uma bonita capa me seduz. Foi, mais do que eu realmente desejaria, a beleza de uma capa que me levou a ler um determinado livro. 

 

Por outro lado, embora seja um pouco contraditório, não considero que a capa seja totalmente importante na hora de escolher um livro. O relevante e o chamariz de um livro é, a meu ver, o título e a sinopse do mesmo. Por mais bela que a capa seja se, no entanto, não considerar o título e a sinopse cativantes, dificílmente comprarei determinado livro.

 

É, no fundo e por outro lado, o conteúdo e o valor da narrativa quem mais me cativam... já me deixei seduzir por capas lindíssimas mas cuja história detestei e, por oposição, li narrativas extraordinárias cuja capa considero feias e aquém da história. 

 

O Circo dos Sonhos de Erin Morgenstern foi um dos livros que me seduziu, acima de tudo, pela extraordinária beleza da capa (e, obviamente, pelo título). Porém, a beleza da capa em nada condiz com a narrativa, deixando-me profundamente desiludida. Por oposição, considero as capas dos livros Travessuras da Menina Má de Mario Vargas Llosa e Estrada da Noite de Kristin Hannah extremamente feias mas as narrativas são inesquecíveis e interessantes sendo, aliás, dois dos meus livros favoritos. 

 

9789722634267_Fotor_Collage.jpg

 

A capa é, resumindo e para mim, importante mas não um factor determinante na hora de comprar e ler um livro. 

 

___

 

O desafio Uma Paixão Chamada Livros consiste em responder a quarenta questões sobre, tal como o título indica, livros. O desafio começa no dia 1 de Fevereiro, decorrerá nos dias úteis, sendo publicado às 15 horas. 

 

O amor pelos livros e pela leitura é partilhado nos blogues Magda PaisNathyJust SmileThe Daily MiacisMulaMiss FMarcianoAlexandraJPDrama QueenFatia MorCMAna RitaMJTeaCarla B.Neurótika WebbNoqeCaracolMorena e As Minhas Quixotadas onde podem consultar as suas escolhas literárias.  

| comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.