Uma Paixão Chamada Livros, 30/40.
Dia Trinta
Personagem literária que nunca devia ter sido criada...
Pergunta complicada. Por um lado, considero que não existem personagens literárias que nunca deveriam ter sido criadas; por outro, porém, considero que existem personagens literárias desnecessárias. A verdade é que cada personagem, por mais odiosa ou aborrecida que seja, existe por qualquer motivo, mesmo que não o compreendamos, ou mais não seja porque o escritor/a a considerou necessária.
Poucos foram os livros, felizmente e até à data, em que me deparei com uma personagem que considerei que nada acrescentaram à história... dois, somente. Não considero, no entanto, que sejam personagens que nunca deveria ter nascido: simplesmente não lhes encontrei relevo ou interesse no desenvolvimento da narrativa.
Theo do livro A Melodia do Amor, de Lesley Pearse, é personagem desnecessária - na verdade, inútil - ao desenvolvimento da narrativa. Embirrei com a personagem mal entrou na história e, sinceramente, a única utilidade desta personagem foi destabilizar toda a história, colocando a personagem principal, a jovem Beth em sarilhos evitáveis. Mas, lá está, a personagem nasceu para dificultar a trama de vida de Beth... sem Theo o livro não seria o mesmo.
O padre Michael de Em Troca de Um Coração, de Jodi Picoult, é outra das personagens que, a meu ver, nada de importante traduz à história. Pessoalmente, sem o testemunho profundamente religioso de Michael, ou menos vincado, Em Troca de Um Coração seria bem mais interessante... embora compreenda os sentimentos de duvida do padre ao longo da narrativa.
___
O desafio Uma Paixão Chamada Livros consiste em responder a quarenta questões sobre, tal como o título indica, livros. O desafio começa no dia 1 de Fevereiro, decorrerá nos dias úteis, sendo publicado às 15 horas.
O amor pelos livros e pela leitura é partilhado nos blogues Magda Pais, Nathy, Just Smile, The Daily Miacis, Mula, Miss F, Marciano, Alexandra, JP, Drama Queen, Fatia Mor, CM, Ana Rita, MJ, Tea, Carla B., Neurótika Webb, Noqe, Caracol, Morena e As Minhas Quixotadas onde podem consultar as suas escolhas literárias.