Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Postais,

sempre gostei de postais. Tenho postais de cariz religioso que, todos os Natais e Pascoas, as catequistas faziam questão de oferecer; postais das cidades ou vilas por onde andei; postais cheios de recordações e História; postais com animais oferecidos pela National Geographic (dos tempos em que a revista trazia um brinde); postais com plantas, flores e desenhos ou os simples postais das empresas com que o meu pai negociava e que, a cada ano, recebia um diferente. Quase todos guardei numa grande gaveta do quarto que durante anos partilhava com a minha irmã mais nova (não a gaveta, mas o quarto), a chamada gaveta das memórias - para além de postais, guardava mil e uma pequenas coisas, como fotografias, desenhos, bilhetes de comboio ou cinema, qualquer coisa que, em algum momento, me tivessem feito feliz (a minha mãe baptizou-a de gaveta das tralhas, uma vez que não via utilidade em guardar tralha). Sempre gostei de guardar coisas. Durante anos coleccionei postais de todas as formas, cores e feitios mas, se tivesse de escolher os meus preferidos, seriam estes,

postais.jpeg

postais 2.jpeg

recheados de História, memórias de um tempo distante, que nunca vivi mas que sempre fascinou e seduz. É, simultaneamente estranho e maravilhoso olhar para algumas destas cidades, ruas ou pontes que tão bem conheço, e contemplar o passado olhando-as no presente... ou, às desconhecidas, pela beleza do postal. Sou uma apaixonada por História. Pelo passado que nos relatam nas salas de aula e pelo passado que ninguém menciona e que se aprende através de postais, memórias, filmes, livros bibliográficos ou romances (com uma pitada de fantasia e outra de realidade). O passado, para muitos é uma tédio, para mim, uma fonte para entender quem somos, como somos e para onde vamos (como dizia um dos meus professores universitários que leccionava História)

 

Com as mudanças na minha vida, como a ida para a Universidade ou as obras feitas nos quartos, a gaveta desapareceu e muitos dos meus postais perderam-se.

 

Regressando à ideia dos postais e colocando a minha paixão pela História de parte, descobri um site onde os utilizadores podem partilhar postais. Chama-se Postcrossing. A ideia é dar uso às caixas de correio para lá das habituais cartas com contas para pagar e de publicidade. O projecto partiu de um português a morar na Alemanha cansado de receber sempre as mesmas cartas, sendo a surpresa o ingrediente principal. Enviar um postal e receber um postal que pode vir de qualquer parte do mundo, sem nunca contarmos ou prevermos é, simplesmente, fantástico! Depois, basta registar o postal no site para que os restantes utilizadores o possam ver e continuar a partilhar postais... Eu já me inscrevi e, embora o site esteja na língua de Shakespeare e da Rainha Victoria (culpa do livro que ando a ler e que estou, numa palavra, a amar) e não seja grande entendedora, lá vou fazendo o esforço para escrever e ler em inglês (também sou preguiçosa e, portanto, uma força de me obrigar a relembrar e de treinar). Tudo em nome deste bichinho engraçado que são os postais. Postais são

 

mensagens curtas e simples, ilustradas com uma imagem que mostra uma pequena janela para outro ponto do mundo.

 

O meu primeiro postal parte hoje; destino: Alemanha. Quando receber o primeiro, logo o partilho por aqui...

 

 

* (os postais da imagem fazem parte da Colecção Selos e Postais de Portugal: três séculos de História dos CTT e, sinceramente, não me recordo como os coleccionei... mas são lindíssimos e sobreviveram às mudanças e a minha irmã!)

6 comentários

| comentar post