Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Mulheres Sem Nome de Martha Hall Kelly.

1507-1.jpg

 O romance de estreia de Martha Hall Kelly leva-nos à descoberta do Mundo mergulhado na era Nazi. Baseado em factos verídicos, Mulheres Sem Nome retrata a história de três mulheres cujo destinos se interligam num fio improvável. 

 

Caroline Ferriday vive nos EUA. Apaixonada pela cultura francesa, filha de pais importantes da sociedade nova-iorquina e voluntaria do Consulado Francês, vê o Mundo que conhece alterar-se quando Hitler invade a Polónia, em Setembro de 1939. A ânsia de ajudar o povo francês, levará Caroline a mudar a forma como olha os outros e o luxo. Independente, a socialite, arriscará o seu bem-estar financeiro para ajudar quem mais necessita.

 

Kasia Kuzmerick é uma adolescente polaca cuja juventude é-lhe roubada quando decide mergulhar na resistência clandestina à ocupação de Hitler. A coragem e os ideias patrióticos de Kasia, porém, atiram-na para um campo de concentração, onde sofrerá as maiores dores e castigos horríveis. É, no entanto, essa coragem e vontade de vencer que a ajudará a sobreviver...

 

A jovem médica alemã Herta Oberheuser vê-se afundada numa teia de segredos e poder, num universo dominado por homens, às mãos do Regime Nazi. Ambiciosa, Herta decide responder a um anúncio para a posição de médico do Regime Nazi e acredita que este será o seu bilhete para a vida com que sempre sonhou. Porém, chegada ao campo de concentração, a jovem vê-se atirada para algo mais do que imaginava... 

 

A vida das três mulheres interliga-se quando Kasia é enviada para o campo de concentração de Ravensbruck, o campo de concentração nazi para mulheres.

 

Numa escrita acessível e de fácil leitura, Mulheres Sem Nome mexe com o/a leitor/a, sentindo os sentimentos, medos e ânsias das personagens, especialmente - e na minha opinião - de Kasia. Inicialmente, a personagem de Caroline parecia pouco relevante, não nutrindo especial interesse. Considerava a história de Caroline aborrecida e sem qualquer relevo no romance. No entanto, à medida que mergulhava mais e mais no livro, compreendi o papel de Caroline em todo o enredo, ganhando até alguma simpatia e carinho pela personagem. A personagem de Herta ficou à quem das minhas expectativas. Confesso que esperava um maior desenvolvimento da personagem. Ficam claros os motivos que a levam a trabalhar no Regime Nazi mas algo mais ficou por desenvolver. Kasia é, definitivamente, uma personagem à qual é impossível não se gostar. Corajosa, lutadora e leal, a jovem polaca demonstra uma personalidade marcada e irresistível. 

 

O que mais me surpreendeu no romance de Martha Hall Kelly foram as descrições de tradições polacas e a vida da Polónia no pós II Guerra Mundial. Um trabalho excepcional, que me revelou aspectos desconhecidos da cultura e história polaca. 

 

Mulheres Sem Nome é um romance arrebatador, ideal para aqueles/as que querem aprofundar a temática da II Guerra Mundial e do Regime Nazi, bem como para compreender o Mundo no pós-guerra.  

 

___

Sinopse:

Inspirado nas memórias verídicas de uma heroína da Segunda Guerra Mundial, este romance conta
-nos uma história de amor, redenção e de segredos que estavam escondidos há décadas. Vivendo na alta sociedade de Nova Iorque, Caroline Ferriday não tem mãos a medir com o seu cargo no consulado francês e um novo amor no horizonte. Mas o seu mundo muda para sempre quando o exercito de Hitler invade a Polónia em setembro de 1939 - e começa a ameaçar a França. No outro lado do oceano, Kasia Kuzmerick, uma adolescente polaca envolvida no movimento clandestino da resistência, pressente que a sua vida de adolescente despreocupada está a chegar ao fim. Num ambiente tenso e alerta, com vizinhos desconfiados, um passo em falso pode ter consequências terríveis.
Para a jovem médica alemã, Herta Oberheuser, um anúncio governamental parece-lhe a melhor oportunidade para construir a sua carreira e deixar a sua vida destruída para trás. No entanto, assim que é contratada dá por si emprisionada num universo de homens, dominado por segredos e pelo poder nazi. As vidas destas três mulheres entram em colisão quando o impensável acontece e Kasia é enviada para Ravensbrück, o conhecido campo de concentração nazi para mulheres. As suas histórias atravessam continentes - de Nova Iorque para Paris, Alemanha e Polónia - enquanto Caroline e Kasia lutam para trazer justiça àqueles que foram esquecidos pela História. 

 

Título original: Lilac Girls

Autor/a: Martha Hall Kelly

ISBN: 9789898866004

Edição ou reimpressão: Junho de 2017

Editor: Editora Minotauro

Idioma: Português

Páginas: 486

| 1 comentário

| comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.