Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Dia Internacional da Mulher

Confesso, antes demais, que eu tenho uma relação de amor-ódio com este dia, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Compreendo o seu significado, a sua essência, a sua importância, mas a forma que assumiu nos últimos anos, irritam-me por lhe retirarem o devido valor. A culpa talvez seja de todos nós por continuarmos a alimentar o potência económico de um dia que deveria ser, antes demais, para reflectir. 

 

DEGENERADAS_imagem_impr.png

 

Não me desejem um feliz dia da mulher quando ainda existe tanto por fazer, tanto por lutar, tanto por mudar. Intimamente, acredito que um dia conseguiremos atingir a igualdade de géneros, não para a minha geração e, provavelmente, também não será para a dos meus netos ou bisnetos, mas acredito que mais lá para a frente (quero acredita positivamente), um dia, homens e mulheres encontraram o equilíbrio, o Mundo dará a reviravolta e este dia deixará de fazer sentido... uma recordação das inúmeras lutas das mulheres ao longo da História. Porém, até que esse utópico dia seja alcançado, muito há para fazer, lutar e mudar em busca da igualdade entre homens e mulheres.

 

Não me desejem um feliz dia da mulher quando existem mulheres a sofrer diariamente abusos psicológicos e físicos daqueles que suspostamente as amam e, quando tantas de nós continuam a morrer nas mãos de familiares, (ex-)namorados e (ex-)maridos. Não me desejem um dia feliz quando as mulheres continuam a ser descriminadas em termos salariais e profissionais. Não me ofereçam flores ou chocolates quando uma mulher é condenada por não querer ser mãe como se todas nós nascêssemos com o "relógio da maternidade", como se as suas vidas e felicidade se devessem unicamente de um filho. Não me digam que hoje é o meu dia quando, no resto do ano, me condenam e me julgam exclusivamente por ser mulher. Não me ofereçam workshops e vales de desconto em beleza quando continuamos a catalogar as mulheres por padrões de beleza pouco reais, quando nos julgam por sermos magras ou gordas, baixas ou altas. Não me desejem um feliz dia da mulher quando existe tanto por lutar, mudar e fazer... em Portugal e no Mundo. Poderia continuar, alongar-me nas muitas lutas diárias travadas por tantas de nós, mas deixo este texto que me parece resumir claramente tudo o que ainda falta mudar para ser um dia feliz...

 

Não me desejem feliz dia da mulher quando ontem apareceu a cabeça de uma de nós num saco a boiar num rio.

Não me desejem feliz dia da mulher quando tem que sair uma lei que obrigue a que haja cotas nos locais de trabalho para haver equidade entre géneros (e minguem vai respeitar a puta da lei).

Não me desejem feliz dia da mulher se esta semana saíram notícias de que em vários hospitais públicos foram causados obstáculos a muitas de nós optarem por IVGs.

Não me desejem feliz dia da mulher se trabalho com mais de 80% de famílias monoparentais em que cabe às mães a gestão integral da vida dos filhos com deficiência.

Não me desejem feliz dia da mulher se tentam resumir este dia com bombons e calarem a nossa revolta com flores como se fôssemos tontas.

Não me desejem feliz dia da mulher se a percentagem de mulheres em cargos de chefia é vergonhosas

Não me desejem feliz dia da mulher se continuam a “esterilizar” à força mulheres com deficiência mental, se não há empregos para mulheres com deficiência e se a violência sobre mulheres deficientes institucionalizadas é uma realidade camuflada.

Não me desejem feliz dia da mulher se violaram no outro dia uma mulher em coma que acabou por engravidar como se fosse apenas um saco de despejo de esperma.

Não me desejem feliz dia da mulher se o mercado sexual está todo virado para fazer de nós objectos e se a vulnerabilidade a que o sistema nos veta empurra tantas de nós para ele.

Na me desejem feliz dia da mulher se há tráfico de mulheres no Mundo e mutilação genital feminina (em Portugal também, não sejam inocentes)e tantos crimes hediondos dirigidos a nós todos os dias.

Não me desejem feliz dia da mulher, não me ofereceram as putas das flores, a não ser que sejam cravos na lapela amanhã nas marchas e nas ruas.

E -mais importante- façam um pirete a que vos desejar feliz dia da mulher. Este dia não é feliz: este dia é de luta.

Lutamos?

Ontem, em Viera do Minho, uma mulher morreu às mãos do marido. No mesmo dia, em Leça da Palmeira, a cabeça de uma mulher foi encontrada numa praia. Hoje, neste dia que é das mulheres, uma mulher viu o seu título de representação internacional, conquistado por mérito próprio, ser-lhe retirado por expressar a sua opinião política, num Portugal que se diz "democrático e com respeito pela liberdade de opinião e expressão". Não me desejem um feliz dia da mulher quando isto ainda acontece...

 

tumblr_o3qsc88wKE1r9nzulo1_500.jpg