Dia Doze. Saga favorita.
Nunca fui fã de sagas/colecções ou afins. A verdade é que, receio sempre o momento em que, por qualquer motivo, o interesse pela colecção desvaneça. Por isso, excluindo a saga Harry Potter e da qual sou fã das suas adaptações às salas de cinema, embora nunca tenha concluído os livros - li quatro dos sete livros -, raramente leio saga/colecções. Porém, no final do ano de dois mil e treze cruzei-me com este livro,
A Sombra Do Vento
Carlos Ruiz Zafón
a que se lhe seguiram os restantes da trilogia,
O Jogo Do Anjo
O Prisioneiro do Céu
O Cemitério dos Livros Esquecidos, nome da trilogia de Carlos Ruiz Zafón, livros verdadeiramente inesquecível, numa história mágica para qualquer idade, dos oito aos oitentas. A saga lê-se separadamente, sem qualquer ordem, uma vez que cada personagem, cada história é reencontrada novamente no livro seguinte. E, desengane-se quem julga que tal pode tornar a leitura repetitiva e monótona, bem pelo contrário. Zafón escreve deliciosamente, cada livro é uma nova descoberta, uma nova história, um novo amor. O Cemitério dos Livros Esquecidos remete-nos para a cidade mágica de Barcelona, do século XX, onde conhecemos o jovem Daniel Sempere e Fermín, os heróis principais da trilogia. Cada livro é, como escrever Carlos Ruiz Zafón em A Sombra do Vento...
Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele.
Carlos Ruiz Zafón escreve com alma e é um prazer ler os seus livros. Nota-se muito que fiquei fã destes livros, deste escritor?
___
O desafio literário foi-me sugerido pela Magda. A ideia é, durante quarenta e cinco dias, todos os dias, à mesma hora, falar-se sobre livros, respondendo às questões sobre o universo dos livros. O objectivo do desafio é simples: se por um lado, consiste numa de gostos e experiências sob o mundo dos livros, por outro, este desafio leva-nos-à a pensar e a reflectir sobre os livros que já lemos. Iniciado a 1 de Maio de 2015 e durante 45 dias, neste blog, falar-se-à maioritariamente de livro. Não se esqueçam de visitar a Magda e conhecer as suas escolhas literárias.