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Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Um mês (ou quase) de Madrid.

Madrid é, por estes tempos e até ao início de Agosto, a minha nova cidade. Por razões profissionais, durante cerca de quatro meses, a cidade e capital espanhola será o meu novo lar. Viver e trabalhar nesta cidade é, inevitavelmente, senti-lá pulsar e vibrar com uma energia contagiante que eu acreditava não existir. Do que já lhe conheço, escrevo sobre a riqueza dos seus monumentos onde, em qualquer lugar, se respira um pouco de História, e a valorização dos espaços verdes... El Parque del Retiro é qualquer coisa de marcante e inesquecível, um espaço agradável e acolhedor. Quanto às gentes desta cidade, não posso por agora, apontar defeitos: são pessoas acolhedoras, acessíveis e simpáticas, apesar de nem sempre me entenderem. 

Porém, se existem coisas boas, também os aspectos negativos não podem deixar de ser mencionados neste quase primeiro mês de Madrid: os madrileños (e os espanhóis, em geral) são completamente doidos a conduzir. Consegui, até à data, evitar incontáveis acidentes de viação, e que assim se mantenha até ao fim desta experiência. O preço quase pornográfico de se estacionar na cidade, assim como a falta de estacionamentos não pagos, são outros dos aspectos negativos: uma tarde, entre as 14h30 e as 18h30 pode ultrapassar os 20€. 

Madrid têm-me dado a conhecer mais de um país e de uma cultura que eu sempre admirei e aprecio. Uma experiência que, ao fim de quase um mês, têm-se mostrado gratificante e de crescimento pessoal. 

 

Puerta del Sol

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Parque del Retiro

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Palácio Real

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Plaza Mayor

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A caixa literária de Fevereiro da Ms.everythingshop .

A caixa literária mistério do mês de Fevereiro da Ms.Everythings não poderia ser outra coisa senão maravilhosa. Inspirada e dedicada às mulheres e ao dia 8 de Março, a caixinha foi composta por um livro escrito por uma mulher, um presente mistério e uma actividade relaxante, 

 

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A caixa contém uma máscara de beleza, um pack de massagens (para uma pessoa) da Odisseia e o livro da escritora portuguesa Helena Magalhães, Diz-lhe que não - livro que já li e cuja opinião podem ler aqui. O livro, infelizmente, eu já tenho; portanto, contactei a vendedora e conseguimos fazer a troca do livro por outro. Os restantes miminhos que compõem está deliciosa caixinha mistério serão, sobretudo a massagem, de grande utilidade. 

 

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O lado menos positivo deste conceito é, sem duvida, a possibilidade de nos calhar um livro cujo o tema ou autor não apreciamos ou a repetição de livros que já temos. Todavia, apesar deste não, considero a ideia engraçada e divertida porque dá-nos a conhecer novos autores e a oportunidade de explorar novas áreas literárias. Quem não conhece, ainda, este conceito de caixas literárias mistérios não sabe o que anda a perder: aqui podem conhecer mais sobre as três caixas portuguesas do momento.

Sobre os programas da Sic e Tvi: a minha opinião.

No domingo passado, eu e o meu namorado decidimos assistir ao programa de estreia da SIC, Quem quer namorar com o agricultor?. Pessoalmente, este género de programas, quer o da SIC quer o da TVI - Quem quer casar com o meu filho? e que acabei por ver uma parte no dia seguinte - não me atraem, tal como não me cativou os similares que os mencionados canais já transmitiram no passado. Todavia, assisti para também puder falar e argumentar sobre os mesmo. 

 

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Muito se escreveu sobre eles: sobre a falta de criatividade das televisões portuguesas, sobre a procura de exposição mediática dos participantes, sobre a objectivação da mulher e a reprodução de estereótipos. A Cristina Ferreira, no seu instagram, defendeu o formato transmitido pela SIC, como sendo uma forma de mostrar que Portugal é mais do que Lisboa: "Portugal não é Lisboa. Portugal não é urbe. Portugal é também campo, isolamento, tradição e solidão. Para perceberes o pensamento tens de perceber as condições. A minha tarefa é ajudar na mudança. Mas é também perceber a diferença. E saber que tudo muda, mas devagarinho." Sim, de facto o formato mostra uma realidade que talvez poucos conhecem mas não deixa de colocar a mulher numa posição ingrata e desvalorizar o amor. Mas, tal como o formato mostra o outro lado de Portugal, também acredito que os criativos de conteúdo do canal de Paços de Arcos conseguiriam fazer nascer um programa que mostrasse esse lado desconhecido, sem expor as mulheres como gado. Em oposição, o programa da concorrência mostra-nos meninos de 20, 21, 22 anos com desejos de casar (eu, com 30, não tenho esse desejo mas, cada um com a sua tolice), em que as mamãs dos pequenos avaliam e escolhem as futuras noras, com base em premissas como o saber cozinhar ou arrumar a casa, fumar ou ter filhos. Resumindo, se um coloca as mulheres como se de uma venda de gado se tratasse, o outro opta por retroceder no tempo como se as mulheres de hoje se assemelhassem às nossas avós, bisavós e às do século XVIII.

 

Os formatos são errados mas, infelizmente, traduzem e reflectem a realidade. A luta das mulheres pela igualdade não termina nem terminará nos próximos tempos e estes programas mostram-nos. A SIC e a TVI são, com os programas do género que já transmitiram e pretendem transmitir, o espelho da sociedade. Ficamos chocados com a forma como uma mãe questiona uma mulher sobre os conhecimentos de cozinha para, futuramente, alimentar o seu filho... mas, quantas de nós já não ouviu o choque de outrem, homens e mulheres, por não sabermos cozinhar? Ou quantos de nós, homens e mulheres, não fomos condenados por termos filhos fora do casamento ou assumirem novo relacionamento com filhos de outrem? Quantos de nós, homens e mulheres, não recebemos olhares negativos relativamente ao aspecto físico? Nada disto é correcto mas, infelizmente, é a realidade e este género de programas demonstra-os. Obviamente que, na guerra das audiências, o objectivo dos programas não é educar ou fazer-nos reflectir sobre o que precisamos de mudar, mas acabam por ser um género de chamada de atenção para todos nós e na forma errada como educamos... seria de prever que esta geração de mamãs e filhos fosse menos retrogada mas enganamo-nos redondamente. 

 

Cabe a cada um de nós, homens e mulheres, saber educar para quebrar o reflexo que estes programas transmitem. Não é objectivo dos canais privados educar a sociedade, mas cabe a cada um de nós, homens e mulheres, educar para a igualdade. É chocante e revoltante a forma que ambos os programas assumem, mostrando um retrocesso nos direitos e na luta das mulheres mas, e se, no fundo, esse progresso em que tantos de nós acreditavamos estar a acontecer, na verdade, nunca tivesse passado de uma ilusão? Existe tanto por fazer, tanto por lutar, tanto por mudar.

 

No meio de tudo o que já se escreveu e que eu mesma escrevi, saltaram-me algumas questões à mente, como:*

 

O que é que leva mulheres jovens e bonitas a participar neste género de programas? O que leva jovens citadinas e independentes a considerarem que o amor das suas vidas está no campo? E o que leva aqueles homens a acharam que é num programa televisivo que vão encontrar a parceira ideal?

 

O que é que leva jovens bonitos de 20, 21, 22 anos a desejarem casar? E, sobretudo, porque é que consideram que a escolha da mãe seja a mais acertada? O que é que aquelas mães andaram a ensinar aos seus filhos sobre o que é uma mulher para casar?

 

Onde é que entra realmente o amor nestes género de programas?

 

Porque é que os mesmos formatos foram sucesso de audiências noutros países e, em Portugal, eles foram massacrados com críticas? 

 

*Se alguém tiver resposta a estás questões, por favor, deixe-as nos comentários.

 

Eu, enquanto mulher e, quem sabe, futura mãe, revi nestes programas aquilo que não quero ensinar aos meus filhos: a objectivação e desvalorização da mulher e do amor. 

7 | A Última Ceia de Nuno Nepomuceno.

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A Última Ceia é o meu livro de estreia do escritor português Nuno Nepomuceno. Centrado na famosa obra de Leonardo DaVinci, o quadro A última ceia, o policial passa-se entre Lisboa, Londres e Milão e dá-nos a conhecer diversas personagens que contribuem para o desenrolar e desfecho da narrativa. O livro é inspirado nos mais famosos roubos a obras de artes ocorridos ao longo da História.

 

Sofia, uma jovem e bela mulher, conhece o milionário Giancarlo, numa visita à Igreja de Santa Maria delle Gazie, em Milão, onde é possível contemplar uma réplica do famoso quadro. O relacionamento desenvolvesse com altos e baixos, mostrando o lado excêntrico de Giancarlo e arrastando Sofia para um relacionamento tóxico. Porém, o que inicialmente parecia ser um conto de fadas, rapidamente se transforma num inferno quando o Afonso, professor e agente dos serviços secretos portugueses, contacta Sofia para lhe contar a teia de mentiras em que a namorado a mergulhou e, assim, com a ajuda dela, desmascarar Giancarlo que acreditam ser o responsável pelo roubo dos famosos quadros de Leonardo DaVinci. Sofia sente-se dividida, entre o amor e o medo que sente de Giancarlo, mas a personalidade obsessiva e controladora do namorado, levam-na a ajudar Afonso e as restantes policiais internacionais. E à medida que novas pistas são reveladas, um jogo de rato e gato, de vida e morte, se desenrola...

 

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(o autor com a obra que inspirou o livro)

 

O nome de Nuno Nepomuceno não me era estranho. Li críticas muito positivas ao seu trabalho o que contribuiu para que eu alimentasse a curiosidade literária em ler os seus livros. De facto, as críticas ao seu trabalho não são exageradas: a sua escrita é simples mas cativante, um policial que nos prende desde a primeira página à última, deixando a duvida de quem será o responsável pelos roubos das artes permanecer até aos últimos capítulos. Resumindo, não sei como não li mais cedo Nuno Nepomuceno. A Última Ceia é uma narrativa que se lê muito bem, deixando cada capítulo em suspense, obrigando o leitor a querer retomar a leitura num breve espaço de tempo. É um livro bem estruturado e documentado, mostrando o excelente trabalho de pesquisa desenvolvido pelo autor. Por outro lado, o livro faz referência a outros livros do autor, reaproveitando a personagem de Afonso e de outra personagem (e, julgo que igualmente de Sofia), o que acalentou o desejo de voltar a ler mais livros destes autor.

 

- O amor é um sentimento poderoso. Pode levar-nos a fazer coisas das quais nunca julgámos ser capazes. (p. 39)

 

- Então, e o passado? - perguntou-lhe. - Como é que o enterro?
(...)

- Olha para o presente, meu filho - aconselhou-o ele, envolvendo-lhe novamente as mãos. - E aproveita todas as oportunidades de redenção que ele te der. (p. 92)

 

- As mulheres sabem mentir com maior naturalidade porque têm de fazê-lo desde muito cedo, seja para protegerem os filhos, agradar os maridos ou singrar profissionalmente. É um ato de sobrevivência num mundo que ainda é dominado pelos homens. Privadas de força, usam a inteligência para obterem o que querem. (p. 183)

 

Avaliação (de um a cinco): 3.5*

 

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A Última Ceia de Nuno Nepomuceno 
ISBN: 9789898886385
Edição ou reimpressão: 01-2019
Editor: Cultura Editora
 
SINOPSE

Uma nota enigmática é encontrada junto a lascas de tinta e tela, e à moldura vazia de um quadro famoso. O ladrão deixou um recado. Promete repetir a façanha dentro de um ano. De visita à igreja de Santa Maria delle Grazie em Milão, uma jovem mulher apaixona-se por um carismático milionário. Mas quando alguns meses depois é abordada por um antigo professor, Sofia é colocada inesperadamente perante um dilema. Deverá denunciar o homem com quem vai casar-se, ou permitir tornar-se cúmplice deste ladrão de arte irresistível?

Enquanto a intimidade entre o casal aumenta, um jogo de morte, do gato e do rato, começa. E aquilo que ao início aparentava ser um conto de fadas, transforma-se rapidamente num pesadelo, enquanto um plano ousado e meticuloso é urdido para roubar a obra-prima de Leonardo da Vinci. Requintado, intimista, inspirado em acontecimentos verídicos, A Última Ceia transporta-nos até ao elitista mundo da arte. Passado entre Londres e Milão, habitado por uma coleção extraordinária de personagens, para as quais a ambição e fama sobrepõem-se a qualquer outro valor, este é um thriller sofisticado de leitura compulsiva. Uma viagem surpreendente ao centro de uma teia de intrigas, romances e traições.