15 | Coisas de blogger... as perguntas de,
a Mulher, Filha e Mãe desafiou-me a mostrar mais um bocadinho de mais de mim e, para tal, colocou-me uma série de questões... ora espreitem lá,
Se a tua vida desse um filme, qual seria?
Nunca pensei nesta questão. Na verdade, acho que nunca vi nenhum filme ou os suficientes para encontrar o tal e atribuir-lhe enorme designação. Porém, à memória vieram-me dois,
Medianeras (2011): filme argentino, no qual facilmente visto o papel das personagens; Mariana e Martín, dois jovens desconhecidos cujas vidas se cruzaram, na busca de um amor.
As Vantagens de Ser Invisível (2012): revejo-me neste filme porque sempre me senti como Charlie, um ser invisível em busca de amizades e de um amor.
Se tu pudesses passar a tarde com um famoso, qual seria?
A Malala seria uma das minhas escolhas porque, já aqui confessei a minha enorme admiração por ela e pela sua luta mas, admito que não a primeira que me surgiu. A primeira escolha recaiu sobre o escritor nascido no Afeganistão e neutralizado Americano, Khaled Hosseini... olhei para o livro que estava ao meu lado e pensei e porque não um dia conhecer este senhor e às suas histórias? E, por fim, Angelina Jolie. Confesso que nem sempre a admirei mas, pelo enorme coração que parece possuir, teria de figurar na lista.
Tens algum lema que guie a tua vida?
Tenho dois eternos clichés,
- Se nenhuma tempestade é eterna, também nenhuma tristeza o poderá ser.
- Na vida, tudo acontece por algum motivo e, mais tarde ou mais cedo compreendemos os porquê.
Recordação de infância favorita?
De um modo geral, as recordações de infância passadas na Venezuela são as minhas favoritas, aquelas que recordo com e nostalgia (como expliquei aqui). Mas, quando tinha uns onze anos, a minha vida sofreu uma alteração enorme: a chegada da pestinha mais nova... a minha irmã.
Local marcante para onde tivesse ido de férias?
Lloret del Mar, em Espanha. Numa altura em que aquela pequena localidade sofria uma inundação de portugueses, recordo a minha viagem de finalista não por temos cometido as loucuras que tanto se falava em qualquer canal português mas, precisamente por não termos feito nada daquelas loucuras... e, acreditem, divertimos-nos imenso!
Se pudesses mudar alguma coisa em ti e/ou na tua vida, o que seria?
Em mim: provavelmente, perder um pouco de pernas e ancas porque, de facto, tenho vários complexos associados às pernas (embora, tal não me impeça de usar e abusar de vestidos).
Na minha vida: praticamente tudo... sinto-me bastante longe de alcançar os sonhos que tinha para mim.
Um filme que mais te tivesse marcado?
Praticamente todos os que vi, de um modo geral, marcam-me por uma lição, momento ou sentimento que transmitem. Porém, são as histórias baseadas em factos reais aquelas que mais me marcam.
Coisa que levas sempre comigo quando sais?
Uma não, são várias: as chaves, a carteira (nem que seja só com os cartões principais e o dinheiro), o telemóvel e, um livro (obviamente que, se for para uma saída à noite, este fica em casa).
Tinhas alguma loucura (saudável), e se sim, qual?
Livros que, para mim, não é nenhuma loucura mas, em meu redor, o é.
Pudesses dar um conselho a mim mesma quando tinha 18 anos, qual seria?
Segue sempre, sempre, mesmo quando o mundo se oponha, os teus sonhos... e não deixes que ninguém te diga, mais do que uma vez, que não vales nada.
Têm ou já tiveram alguma alcunha?
Sim, já e, ainda hoje, algumas pessoas me tratam por essa alcunha e ligada ao segundo nome que tanto detesto.
Qual o cheiro que mais gostam?
O cheiro do mar... e das arepas!
Para vocês onde fica o início e o fim do mundo?
O início é onde eu estiver e o fim do mundo é onde eu decidir que é... por exemplo, o Algarve fica no fim do mundo, ... e, de facto, quase 600km é muito. Devo confessar que, o fim do mundo é uma expressão que utilizo com frequência, do género oh, não vou agora para o fim do mundo, né?.
Qual o jogo que mais gostam?
Se pudesses passar o dia com alguém, com quem seria?
Com dois familiares já falecidos: o meu avó materno e o meu padrinho de baptismo.
O que é que vos tira do sério?
Desarrumação - a minha irmã é perita - mentiras, racismo e hipocrisia.
Porquê o nome do vosso blog?
Foi junta ao mar que o nome me surgiu enquanto mergulhava nos meus pensamentos.
Qual o dia da semana que mais gostam?
Presentemente, não tenho nenhum dia da semana que mais goste.
Algum livro vos marcou? Qual?
Xiiii... vários! É-me difícil escolher um, apenas um... dos vários que li, todos eles, mesmo aqueles que não gostei, de alguma forma, me marcaram. É simplesmente impossível escolher o livro que mais me marcou sem criar uma lista de, no mínimo, uns dez.
Qual a palavra com que se identificam mais?
Chocolate, livros e música
Onde é que se sentem em paz?
Encontro a minha paz, de duas formas:
- junto ao mar... numa praia solitária, só eu, o som da rebentação e as gaivotas,
- e num livro com a companhia de músicas alegre e mexida - geralmente latina ou espanhola - de fundo.