Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Pensamentos

Um mar de leituras. Um mar de sonhos. Um mar de conquistas, lutas e fracassos. Um mar de mil pensamentos. O diário de Maria, 28 anos*

Um Mar de Pensamentos

Uma Paixão Chamada Livros, 2/40.

imagem desafio livros.jpg

 

Um livro detestado... 

 

Um Desastre Maravilhoso de Jamie McGuire conseguiu superar o meu ódio literário ao livro de Margarida Rebelo Pinto, O Dia Em Que Te Esqueci. O livro da escritora portuguesa foi, durante muitos anos, um livro que detestei ler e me arrependi de adquirir. Porém, Um Desastre Maravilhoso conseguiu superar-se ao revelar-se um romance juvenil recheado de clichés. O romance da escritora americana, na verdade, o primeiro volume de três livros é uma espécie de versão juvenil d' As Cinquenta Sombras de Grey. Bom, talvez exagere... mas a verdade é que eu detestei ler a saga de E.L. James e a premissa de ambos os livros é similar. 

 

Um Desastre Maravilhoso leva-nos a conhecer a boa rapariga, Abby, e o mau rapaz, Travis. Abby é estudiosa, ingénua, doce e marcada por um passado negativo que a faz recear o sexo oposto. Travis é sedutor, musculado e tatuado, que ganha a vida em combates nocturnos. É num desses combates que os jovens se conhecem. O aparente desencanto de Abby por Travis originará um jogo onde o amor vencerá. Por Abby, Travis, é capaz de tudo fazer... e mudar. 

 

O problema do livro é que, para mim, transmite valores errados. O mau rapaz é agressivo, controlador e possessivo, partindo para a violência sempre que algo lhe desagrada. É, no fundo, o típico rapaz que necessita de encontrar o amor verdadeiro que o transforme... A boa rapariga é a imagem que se espera de uma princesa ingénua e pura, capaz de mudar Hitler com a sua inocência e beleza. E, enfim, uma série de clichés que em nada alteram à previsível história amorosa dos jovens.

 

Um Desastre Maravilhoso é, como referi, o primeiro de três livros de uma saga juvenil. Não faço ideia do que acontecerá nos restantes volumes, não li as sinopses, mas parecem-me previsíveis. Decidi comprar este livro, numa campanha da wook, por diversas vezes o ver mencionado em outros blogues e canais literários de youtube mas, definitivamente, trata-se de um verdadeiro desastre literário. Uma amiga também me tinha referido este livro. A primeira desilusão de dois mil e dezasseis e um livro que não recomendo.

 

946691_329361787191775_1456490929_n.jpg

 

___

 

O desafio Uma Paixão Chamada Livros consiste em responder a quarenta questões sobre, tal como o título indica, livros. O desafio começa no dia 1 de Fevereiro, decorrerá nos dias úteis, sendo publicado às 15 horas. 

 

O amor pelos livros e pela leitura é partilhado nos blogues Magda PaisNathyJust SmileThe Daily MiacisMulaMiss FMarcianoAlexandraJPDrama QueenFatia MorCMAna RitaMJTea, Just Mom, Carla Godinho, Carla B.Neurótika Webb e Noqe, onde podem consultar as suas escolhas literárias.

9 comentários

Comentar post