Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Dia Nove. Livro mais longo que já li.

Na minha meninice, quando escolhia um livro olhava, não só para a capa, título e sinopse mas, também, para a grossura e quantidade de páginas de um livro. Era, provavelmente, um dos primeiros critérios de selecção. Imponha limites de páginas para ler um livro. Na saga Harry Potter, cujos livros foram os únicos que ultrapassaram o meu limite de páginas, até àquela época, não me recordo de ler os três últimos livros da colecção e o quarto, por ser mais grosso do que eu esperava, demorou meses a ser concluído. Gostava de ler mas, a minha fasquia de páginas tinha de ser baixa uma vez que, considerava não ter muito tempo para as leituras. Ou, confesso-o, o número de páginas amedrontava-me.

 

Presentemente, já nada disto acontece e, o número de páginas não é limitação na hora de ler um livro. O livro mais longo que li até hoje foi, 

 

Dispara, Eu Já Estou Morto

Julia Navarro

image001-30.jpg

 Perto das oitocentos e cinquenta páginas, o primeiro livro que li desta escritora espanhola convida-nos a conhecer duas famílias, ligadas pelo destino, pelo país que as une. Um romance histórico, sobre o povo Judeu, dos progms da Rússia czarista à II Guerra Mundial, das expulsões dos Reis Católicos em Espanha aos conflitos armados do presente no Estado de Israel. É um livro rico em detalhes históricos e no desfilar de personagens, onde duas famílias, judeus e muçulmanos, vivem o presente ao sabor das circunstância socais, religiosas e políticas que as rodeia. Mais do que duas famílias em luta contra o destino, é o reflexo de tantos judeus, pela sobrevivência e por um pedaço de terra, onde possam viver sem serem perseguidos, humilhados, expulsos ou exterminados pela condição de serem judeus. Mas, é também a luta dos muçulmanos palestinianos pela terra onde sempre viveram. 

 

Dispara, Eu Já Estou Morto é um romance inesquecível sobre o conflito que divide à várias décadas israelitas e palestinianos. (falei deste livro aqui)

 

A aguardar a minha leitura nos próximos tempos, tenho na estante, este livro da mesma escritora, 

 

Diz-me Quem Sou

Julia Navarro

Diz-me quem sou.jpg

Romance histórico. Mais de mil páginas; sobre a Segunda República Espanhola e a Segunda Grande Guerra, a queda do Muro de Berlim e os anos de Guerra Fria. Será, certamente, um dos livros com mais páginas que irei ler... 

___

 

11180265_10153384994744636_836664787_n.jpg

 O desafio literário foi-me sugerido pela Magda. A ideia é, durante quarenta e cinco dias, todos os dias, à mesma hora, falar-se sobre livros, respondendo às questões sobre o universo dos livros. O objectivo do desafio é simples: se por um lado, consiste numa de gostos e experiências sob o mundo dos livros, por outro, este desafio leva-nos-à a pensar e a reflectir sobre os livros que já lemos. Iniciado a 1 de Maio de 2015 e durante 45 dias, neste blog, falar-se-à maioritariamente de livro. Não se esqueçam de visitar a Magda e conhecer as suas escolhas literárias

4 comentários

| comentar post