Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

Um Mar de Pensamentos

... nasce do desejo inconstante de partilhar um pouco de mim e do que sou numa espécie de diário. Resumo-me em: Maria, 32 anos, signo gémeos, amante de livros, sonhadora, romântica, dramática q.b., viciada em chocolates.

As Serviçais de Kathryn Stockett.

1507-1.jpg

 As Serviçais, romance de estreia da norte-americana Kathryn Stockett, aborda a temática da segregação racial na América sulista da década de sessenta. Um romance extraordinariamente cativante, emotivo, sensível e belo, o livro bestseller de Stockett obriga-nos a reflectir, tornando-nos incapazes de nos desligar ou esquecer as personagens. Numa escrita envolvente e elaborada, rapidamente vestimos a pele das personagens, sentimos as suas dores e partilhamos os sentimentos de medo. É impossível ficar indiferente às três mulheres que tornaram As Serviçais num dos romances de maior sucesso nos EUA. 

 

1962, Mississípi.

 

Skeeter, 22 anos, acaba de terminar a universidade. Filha de uma família rica e branca, a jovem é pressionada pela mãe para que procure um bom companheiro e com ele se case. Porém, os sonhos da jovem não se limitam a um bom casamento: ela quer um emprego que lhe permita ser independente, tornando-se escritora e, acima de tudo, descobrir a verdade sobre Constantine, a adorada criada negra que a criou e que misteriosamente desaparece da sua vida.

 

Aibileen é uma pobre criada negra que criou dezassete crianças brancas. No entanto, quando o seu próprio filho morre, algo dentro de si muda. Dona de um coração sensível e gentil, Aibileen procura mostrar, através das suas histórias infantis, à menina branca que cria desde a morte do seu único filho que nada as distingue e a que a cor de pele não deveria ser alvo de descriminação.

 

A melhor amiga de Aibileen é Minny, dona da língua mais afiada do estado. Talentosa e divertida, Minny possui o dom da cozinha, porém a fama de refilona dificulta-lhe a tarefa de manter um emprego e de reencontrar um novo... até que se descobre uma peculiar e nova patroa branca. Mãe de sete filhos, Minny é ainda vítima de violência doméstica por parte de um marido alcoólico é, no entanto, a sua coragem e determinação que a fará mudar o rumo do seu trágico destino. 

 

Um projecto clandestino, marcado pelo perigo, unirá as três mulheres... é a necessidade de combaterem o preconceito racial e sociais, que as sufocam, que mudará o destino d' As Serviçais.

 

Um livro mágico, repleto de humor, esperança e amizade. Um dos melhores livros que li este ano e que recomendo a qualquer amante da literatura. Os relatos de discriminação por questão de pele ou as cenas de violência do marido para com Minny mexeram imenso comigo...  apesar de duro e marcante, é impossível ficar indiferente a estas mulheres.

 

- A fealdade reside no interior. Feia é uma pessoa má, que magoa os outros. 

 

___

 

Título Original: The Help, 2009

Autora: Kathryn Stockett, EUA

ISBN: 9789896372545

Páginas: 464

Editora: Saída de Emergência, 2014

Sinopse: 

Skeeter tem vinte e dois anos e acabou de regressar da universidade a Jackson, Mississippi. Mas estamos em 1962, e a sua mãe só irá descansar quando a filha tiver uma aliança no dedo.
Aibileen é uma criada negra, uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Quando o seu próprio filho morre num acidente, algo se quebra dentro dela. Minny, a melhor amiga de Aibileen, é provavelmente a mulher com a língua mais afiada do Mississippi. Cozinha divinamente, mas tem sérias dificuldades em manter o emprego… até ao momento em que encontra uma senhora nova na cidade.
Estas três personagens extraordinárias irão cruzar-se e iniciar um projecto que mudará a sua cidade e as vidas de todas as mulheres, criadas e senhoras, que habitam Jackson. São as suas vozes que nos contam esta história inesquecível cheia de humor, esperança e tristeza.
Uma história que conquistou a América e está a conquistar o mundo.

12 comentários

| comentar post