Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Pensamentos

Um mar de leituras. Um mar de sonhos. Um mar de conquistas, lutas e fracassos. Um mar de mil pensamentos. O diário de Maria, 28 anos*

Um Mar de Pensamentos

A Promessa de Lesley Pearse.

15796131_uc37c.jpeg

 A Promessa, da escritora britânica Lesley Pearse, é a continuação da inspiradora história de vida de Belle.

 

Sonhos Proibidos, opinião já partilhada aqui e primeiro volume da trilogia, dá-nos a conhecer o trágico destino da jovem Belle: o tráfico de jovens e mulheres para fins sexuais. Reencontramos, neste segundo volume, uma Belle madura, lutadora e conquistadora. Feliz, a jovem casou com Jimmy, o seu primeiro amor, ultrapassou os traumas do tráfico, alcançou o sonho de abrir uma elegante loja de chapéus e, por fim, espera o primeiro filho. A vida do jovem casal parece sorrir a cada nova conquista porém, e com o ínicio do mês de Julho de 1914, o destino é-lhes alterado por uma Europa abraços com o início da I Guerra Mundial. Jimmy, tal como milhares de outros jovens ingleses e europeus, vê-se obrigado a partir para a guerra. Belle, por seu lado e após os seus sonhos desfeitos, parte para França como voluntária na condução de ambulâncias que transportam os feridos de guerra pela Cruz Vermelha. É, num cenário de morte, dor e sofrimento que Belle reencontra um amor antigo e todo o seu universo se desmoronará... bastará um olhar. 

 

O segundo volume da trilogia Belle é a confirmação do carácter determinado e corajoso de Belle: perante as dificuldades, jamais deixa de lutar, procurando alternativas ao trágico caminho que trilha. Uma personagem verdadeiramente inspiradora, apaixonante e inesquecível.

Qualquer pessoa consegue fazer seja o que for, se tiver determinação suficiente.

 

Belle representa a luta das mulheres, no decorrer da I Guerra Mundial, para ocuparem os lugares anteriormente destinados aos homens, bem como um retrato poderoso sobre a importância feminina nos cenários de guerra. A Promessa mais do que um romance romântico feminino é, na verdade, um relato comovente e poderoso sobre o trágico destino de milhares de homens nos campos de batalha, bem como a drama dos sobreviventes mutilados fisicamente e psicologicamente e suas famílias. Lesley Pearse surpreende, é importante frisar, pelos detalhes vivos sobre as batalhas tramadas entre ingleses e franceses contra os alemães, fazendo-nos sentir os sentimentos dos protagonistas e reflectir sobre o tema. 

Não escolhemos o amor, é o amor que nos escolhe a nós.

A Promessa é, para mim, um excelente romance histórico sobre um período tão marcante e pertubador da História europeia. Resta-me És O Meu Destino para concluir a saga Belle. 

Mas imaginar é apenas pensar no que queres que aconteça. (...) mas se não tiveres um sonho e trabalhares para o realizar, nada mudará.

___

 

Título Original: The Promise, 2012 (vol. 2)

Autora: Lesley Pearse, Inglaterra

ISBN: 9789892324722

Páginas: 528

Editora: Asa, 2013

Sinopse: 

No início de julho de 1914, a Europa vive os seus últimos dias de inocência.
A jovem Belle realizou os seus sonhos. A uma infância pouco comum seguiram-se anos dramáticos, ao longo dos quais quase cedeu ao desespero. Mas a sua coragem e determinação prevaleceram. A sua vida é agora feliz. Está casada com Jimmy, o seu primeiro amor, e conseguiu abrir a elegante loja de chapéus que sempre desejou. Mas a História do mundo está prestes a mudar. A I Guerra Mundial vai arrastar consigo milhões de pessoas. Belle e Jimmy abdicam de tudo para defenderem o seu país. São ambos destacados para França, onde Jimmy vai arriscar a vida nas trincheiras e Belle conduz uma ambulância da Cruz Vermelha. É um tempo de devastação sem precedentes em que sobreviver a cada dia representa uma vitória. E é quando o passado menos ocupa os seus pensamentos que Belle será obrigada a confrontá-lo pela derradeira vez.
Bastará um momento. Um homem. Um olhar.
Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor, Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino?
A Promessa é a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de Sonhos Proibidos.

14 comentários

Comentar post