Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Pensamentos

Um mar de leituras. Um mar de sonhos. Um mar de conquistas, lutas e fracassos. Um mar de mil pensamentos. O diário de Maria, 28 anos*

Um Mar de Pensamentos

16 | Na minha estante... Índice Médio de Felicidade.

500_9789722052764_indice_medio_de_felicidade_13789

 índice Médio de Felicidade leva-nos, tal como o título demonstra, a reflectir sobre o valor da felicidade. 

 

Daniel tinha um plano e quase tudo para se considerar completamente feliz: um emprego que lhe proporcionava alegria e conforto financeiro, uma família maravilhosa, um amor cúmplice e amizades de longa data. Porém, a vida maravilhosa de Daniel é abalada quando o bicho da crise e suas consequências se apoderam dos planos por ele traçado, testando-o. Daniel perde, assim, tudo o que lhe era mais querido e próximo, o suporte familiar e financeiro e vê, como se fosse pouco, um dos melhores amigos preso por assaltar uma gasolineira. E, no meio do caos que se instalou na sua vida, Daniel procura sempre manter um espírito optimista. 

 

David Machado aborda a infelicidade e a felicidade, o optimismo e a frustração, a persistência e o desânimo de quem, um dia, vê os pilares da sua vida serem abalados. Usando de um tema sensível, a crise e as suas consequências, Índice Médio de Felicidade leva-nos a reflectir sobre o nosso papel e valor na sociedade, a importância da família e da carreira nos tempos presentes, o valor e significado de felicidade no dia-a-dia ou o que somos capaz de fazer para alcançar um objectivo. 

 

O romance de David Machado, vencedor do Prémio União Europeia Para a Literatura 2015, é cativante e convidativa, numa escrita suave, limpa e simples. Não é um livro recheado de felicidade. Mostra-nos a vida tal como ela é. O final é surpreendente. índice Médio de Felicidade é uma leitura que recomendo a novos e velhos, homens e mulheres... em suma, a qualquer pessoa. 

 

O que é que estás a ler?
É um romance.
E os jornais?
Já não leio jornais. Já não leio nada que seja real.
Porquê?
Já sei como acaba.
Como é que acaba?
Não acaba bem.

 

 David Machado

imagem.jpg

Nasceu em Lisboa em 1978. É autor do romance O Fabuloso Teatro do Gigante e Deixem Falar as Pedras e do livro de contos Histórias Possíveis. Em 2005, o seu conto infantil A Noite dos Animais Inventados recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso, e desde então publicou mais três contos para crianças, Os Quatro Comandantes da Cama Voadora, Um Homem Verde num Buraco muito Fundo e O Tubarão na Banheira, distinguido com o Prémio Autor SPA/RTP 2010 de Melhor Livro Infanto-Juvenil. Tem livros publicados em Itália e Marrocos e contos presentes em antologias e revistas literárias em Itália, Alemanha, Noruega, Reino Unido, Islândia e Marrocos. 

 

*(mais informações sobre o livro e o escritor em Wook)

4 comentários

Comentar post